Notícias e Ações

Câmara de Vereadores de Papagaios prestou homenagem póstuma a Joaquim do Jair

Outros 06/12/2017

Uma famosa frase atribuída a Theodore Roosevelt, 26º presidente dos Estados Unidos, cita que: “O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber lidar com as pessoas.” Em Papagaios, poderíamos personificar essa citação a uma figura pública especial que tão bem desenvolveu as habilidades de relacionamento com as pessoas, independente de religião, credo, cor ou posição social: Joaquim do Jair.

Joaquim Higino Cordeiro Valadares, o popularíssimo Joaquim do Jair, antes de ser um dos vereadores mais atuantes em nossa cidade, sempre foi uma pessoa humilde, alegre, amorosa e, sobretudo, muito prestativa. Não havia um problema que chegasse até ele e que não se dispusesse a ajudar. Talvez por isso, era tão querido e respeitado pela população.

Iniciou sua carreira política como vereador nas eleições do ano 2000, para o período de 2001 a 2004. Deixou a câmara para ser vice-prefeito de Mário Reis, nos mandatos de 2005 a 2008 e 2009 a 2012, retornando às funções de vereador nos períodos de 2013 a 2016, onde exerceu a função de presidente da Câmara de Papagaios no ano de 2014, e 2017 a 2020, porém, infelizmente, faleceu em 2017. Joaquim do Jair sempre recebeu votações expressivas.

E por sua destacada e reconhecida atuação junto à comunidade papagaiense e na Câmara de Vereadores é que seus pares na Casa Legislativa decidiram e requereram unanimemente prestar-lhe uma homenagem póstuma, que aconteceu na noite do último dia 1º de dezembro, em uma concorrida sessão solene. Na ocasião, fizeram-se presentes os 9 vereadores de Papagaios, o Prefeito Mário Reis e seu vice Caboclo, além de familiares, amigos do homenageado e funcionários da Câmara.

Durante a cerimônia, o presidente da Câmara de Papagaios, Beto Lucena, após seu discurso, entregou à família de Joaquim do Jair uma placa de reconhecimento por seus valiosos serviços prestados ao povo papagaiense.

Na sequência, houve o descerramento da placa que dá nome à recepção da Câmara Municipal de "Recepção Joaquim Higino Cordeiro Valadares", em conformidade com a Resolução n. 011/2017.

Os familiares de Joaquim do Jair agradeceram emocionados a homenagem, descrita também em discurso proferido por sua irmã, a advogada Dra. Nélia Lúcia Valadares.

Assista a cerimônia na íntegra.