Tudo começa em você! Saiba como prevenir o câncer de mama. - Notícias - Câmara Municipal de Papagaios

Notícias e Ações

Tudo começa em você! Saiba como prevenir o câncer de mama.

Saúde 09/10/2017
Tudo começa em você! Saiba como prevenir o câncer de mama.
Texto: Oswaldo Cruz.com

Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de câncer de mama aumentou 10 vezes desde 1960 e 1970. No entanto, a partir dos anos 2000, houve uma estabilização nos números de casos (pelo menos nos países ocidentais), possivelmente devido a uma melhor triagem e detecção do câncer bem como a uma diminuição na adesão da terapia hormonal de substituição (THS).

Mulher que se toca, se cuida!

Se o câncer for detectado numa fase precoce, a taxa de sobrevida em 5 anos é de quase 100% (dados para os Estados Unidos, de 2014, fonte: Webmd.com).

A prática do auto-exame é de extrema importância para conhecimento e percepção do corpo, e do exame clínico com profissional de saúde treinado e qualificado para melhor detecção.

Em mulheres com menos de 40 anos, os exames clínicos da mama devem ser feitos com o acompanhamento de um ginecologista a cada três anos. Para as mulheres com existência de fator de risco, o exame clínico e a mamografia são indicados anualmente a partir dos 35 anos de idade.

As mulheres com mais de 40 anos, sem o fator de risco podem realizar os exames anualmente ou a critério médico. Mulheres entre 50 e 69 anos deve-se fazer uma mamografia pelo menos a cada dois anos;

Nas mamografias regulares é que se pode descobrir o câncer cedo inicialmente, de dois a cinco anos antes de o tumor ficar grande o bastante para senti-lo como um caroço.

As mulheres também devem tentar manter o peso corporal numa faixa saudável, pois o excesso de gordura no organismo feminino gera acúmulos em lugares de difícil remoção, inclusive nas mamas, podendo gerar também outros males como a hipertensão e a diabetes. É importante seguir uma dieta com baixo teor de gordura animal e pouca carne vermelha e com grande quantidade de legumes, verduras e frutas.

Praticar exercícios físicos regularmente – manter o corpo em movimento seja numa aula de ginástica, musculação ou uma simples caminhada, além de saudável, evita uma série de outros problemas que o corpo com pouca mobilidade acolhe.

Não fume. É importante lembrar existe uma relação de vários outros tipos de câncer provenientes do habito de fumar;

Sempre que possível procure terapias alternativas com profissionais sérios e qualificados – massagens relaxantes, prática de meditação, yoga, acupuntura, auriculo terapia, para melhor superar toda a dureza e a dificuldade do seu dia-a-dia.