3ª Reunião Extraordinária - 30 de Janeiro de 2018 - Sessões - Câmara Municipal de Papagaios

3ª Reunião Extraordinária - 30 de Janeiro de 2018

30/01/2018 Plenária Veja a ATA Vídeo da Sessão

Ata da 3ª Reunião Extraordinária do 2º período Legislativo da Câmara Municipal de Papagaios, realizada em 30/01/2018.

A Câmara Municipal por seus representantes legalmente constituídos, conscientes de suas responsabilidades perante Deus e a sociedade, em atendimento a convocação expedida pela Mesa Diretora na conformidade regimental, reuniu-se em seu prédio próprio às 18h00min do trigésimo dia do mês de janeiro de dois mil e dezoito e realizou a 3ª Reunião Extraordinária do 2º Período Legislativo da 16ª Legislatura da história político-administrativa da Câmara Municipal de Papagaios. O Presidente, Mauro Candido Duarte, solicitou ao secretário Umberto Valadares de Lucena a proceder à chamada, sendo registrada a presença dos seguintes Vereadores: Antônio Alves da Silva, Carlos Eduardo de Faria, Claudio Wagner de Almeida, Luciano Chaves Duarte, Mauro Candido Duarte, Ronaldo Alves Batista, Silvio Cordeiro Valadares Neto e Umberto Valadares de Lucena. Concluída a chamada e havendo número legal, o Presidente declarou em nome de Deus e do povo de Papagaios abertos os trabalhos da presente Reunião. O presidente justiçou que o vereador Carlos Heleno de Faria estava viajando, por isso não recebeu a convocação e não estava presente. Em seguida, conforme a ordem dos trabalhos, solicitou ao secretário a leitura da ata da Reunião anterior, que após lida foi aprovada por unanimidade.  Como não houve expediente, o Presidente solicitou ao secretário que lesse a matéria motivo da reunião extraordinária, a saber: Projeto de autoria do Poder Executivo - Projeto de Lei nº. 002/2018 – Autoriza o Município de Papagaios/MG a contratar com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A – BDMG, operações de crédito com outorga de garantia e dá outras providências. Dada constitucionalidade do projeto pela mesa, o presidente nomeou a comissão especial para análise do Projeto, composta pelos Vereadores Antônio Alves da Silva – Presidente, Ronaldo Alves Batista – Vice-Presidente e Cláudio Wagner de Almeida– Relator. Após o parecer da Comissão, o Presidente deu a palavra aos vereadores para discorrerem sobre o mesmo. Logo após, o Projeto foi colocado para votação e aprovado por unanimidade. Terminada a votação, o Presidente deu a palavra a cada vereador que a solicitou, respeitando a ordem das solicitações: O vereador Cláudio Wagner de Almeida, dispensando tempo regimental, deu parecer favorável ao projeto na conformidade em que se encontrava redigido, desejando que o munícipio seja bem sucedido nos investimentos.  O vereador Antônio Alves dispensou prazo regimental acompanhando o relator. O vereador Ronaldo Batista acompanhou a Comissão. O vereador Carlos Eduardo de Faria parabenizou o amadurecimento e a responsabilidade dos atuais vereadores nesta legislatura. Disse que a mesa diretora teve atitude corajosa na apresentação do projeto mesmo estando com a minoria. O vereador Umberto Lucena explicou a origem do projeto complementado que o Prefeito gosta muito de asfaltar, pois deixa a cidade mais limpa e que boa parte desse dinheiro será investido nisso. O vereador Luciano Chaves cumprimentou a todos e também citou algumas ruas que precisam de reparos. O presidente Mauro Duarte colocou o Projeto em votação e foi aprovado por unanimidade. Não houve vereadores inscritos e na concessão livre da palavra o vereador Umberto disse que já existem Emendas Parlamentares com mais de Um Milhão de Reais que serão usadas no asfaltamento, e que a economia feita pela Câmara no ano passo resultou na aquisição de aparelho de Raios-X digital. O vereador Luciano Chaves sugeriu encaminhamento de ofício para a Cemig em razão da má prestação de serviços. O vereador Ronaldo Batista disse que fica feliz em ver o trabalho que está sendo feito por todos e que é uma resposta positiva à sociedade. O vereador Carlos Eduardo disse que mesmo em meio à crise que o País atravessa espera uma recuperação do mercado e, consequentemente, das condições de vida. O vereador Cláudio Wagner pediu ao Presidente para fazer uma pequena ressalva, dizendo que quando esse projeto deu entrada aqui nessa Casa na gestão passada, foi de forma completamente autoritária e que os vereadores da época iriam lembrar bem do que ele estava dizendo. Na época, o Poder Executivo disse que não precisava dessa Casa e nem dos vereadores, assim os vereadores daquela legislatura votaram contra, em forma de protesto. Nada mais havendo a tratar, o presidente Mauro Candido Duarte agradeceu a todos pela presença e solicitou a chamada de encerramento, sendo registrada a presença dos seguintes Vereadores: Antônio Alves da Silva, Carlos Eduardo de Faria, Cláudio Wagner de Almeida, Luciano Chaves Duarte, Mauro Candido Duarte, Ronaldo Alves Batista, Silvio Cordeiro Valadares Neto e Umberto Valadares de Lucena. Não havendo mais nada a tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos e rogando a bênção de Deus, e em nome do Povo de Papagaios, encerrou os trabalhos da presente reunião. Eu, secretário, lavrei a presente Ata que após lida e aprovada por todos, será assinada por mim, pelo Presidente e demais vereadores.