4ª Reunião Extraordinária - 22 de Dezembro de 2017 - Sessões - Câmara Municipal de Papagaios

4ª Reunião Extraordinária - 22 de Dezembro de 2017

22/12/2017 Plenária Veja a ATA Vídeo da Sessão

Ata da 4ª Reunião Extraordinária do 1º período Legislativo da 16ª Legislatura Câmara Municipal de Papagaios, realizada em 22/12/2017.

A Câmara Municipal por seus representantes legalmente constituídos, conscientes de suas responsabilidades perante Deus e a sociedade, em atendimento a convocação expedida pelo Presidente da Câmara, reuniu-se em seu prédio próprio às 17h00min do dia 22 do mês de dezembro do ano de 2017, na realização da 4ª Reunião Extraordinária do 1º período Legislativo da 16ª legislatura da história político-administrativa da Câmara Municipal de Papagaios. No horário para a qual foi convocada, o Presidente da Câmara, Vereador senhor Umberto Valadares de Lucena, solicitou do Secretário da Mesa, Vereador senhor Ronaldo Alves Batista, a proceder à chamada dos senhores Vereadores, tendo registrada a presença dos nobres Edis: Antônio Alves da Silva, Carlos Eduardo de Faria, Carlos Heleno Reis Faria, Cláudio Wagner de Almeida, Luciano Chaves Duarte, Mauro Cândido Duarte, Ronaldo Alves Batista, Silvio Cordeiro Valadares Neto, e Umberto Valadares de Lucena. Concluída a chamada e verificando haver número legal, o Presidente declarou em nome de Deus e do povo de Papagaios abertos os trabalhos da presente Reunião. Em seguida, na conformidade da ordem dos trabalhos, o Presidente solicitou do Secretário a leitura da ata referente à Reunião anterior, que colocada em apreciação foi aprovada por unanimidade, e assinada por todos. Em sequência, em consonância com a pauta de deliberação, o Presidente, conforme convocação específica, deu início ao processo de eleição da Mesa Diretora para exercício de 2018 e comunicou ao Plenário que apenas 1 (uma) chapa foi inscrita, sendo a Chapa 01 composta pelo candidato a Presidente o Vereador Mauro Cândido Duarte, como candidato a Vice-Presidente o Vereador Luciano Chaves Duarte e como Secretário, o Vereador Umberto Valadares de Lucena.  Foi dada a palavra aos inscritos e o vereador Ronaldo Batista no uso de sua palavra fez um breve discurso: “Na última reunião ordinária conforme havia um entendimento entre o nosso grupo de que eu receberia o apoio para o cargo de presidente 2018, assim como apoiei a atual presidência 2017. Porém, por motivo de força maior, os colegas vereadores de nosso grupo, bem como os demais, firmaram um acordo, chegando na conclusão de que o melhor nome para continuar o trabalho que foi feito até o momento pela Câmara é o do amigo Maurinho da vargem grande, e para garantir os votos da maioria, compõe a chapa como vice-presidente: vereador Luciano do Si Gê. Quero deixar claro que aceito a vontade da maioria, contudo não posso trair a minha consciência e os conceitos aprendidos de que uma das coisas mais valiosas que o homem tem nessa vida é a sua palavra. Assim sendo de forma invariável anularei o meu voto. É um direito que me assisti, e conforme conversei com algumas lideranças do partido, inclusive o Prefeito Municipal, se não posso ser votado, também não votarei. Deixo claro, contudo, não porque não acredito na capacidade da composição que foi combinada nesse novo acordo, mais porque como disse a palavra empenhada é ouro. Continuo no grupo de base do Prefeito, e aqui permanecerei como fiz o compromisso, desejo boa sorte, e digo que estarei à disposição no que puder servir a nova mesa diretora, o fato de não estar como presidente não me impedirá de continuar exercendo o meu mandato a serviço do povo”. Em seguida, nomeou como Secretário o vereador Cláudio Wagner de Almeida e como Escrutinadores os Vereadores Carlos Heleno Reis Faria e Silvio Cordeiro Valadares Neto, para acompanhar o processo de votação. Os escrutinadores conferiram a Urna, que foi lacrada. Após o feito, o Presidente informou ao Plenário que foram confeccionadas cédulas de votação com a composição dos candidatos à Mesa Diretora e pediu aos Escrutinadores que rubriquem-nas. Cumprindo as determinações regimentais, o Presidente solicitou que o Secretário designado fizesse a chamada nominal, em ordem alfabética, dos vereadores para exercício do voto.  O Secretário procedeu à chamada, sendo que os vereadores se direcionaram à Cabina de Votação. Após a votação, as cédulas foram colocadas na urna. Concluído o processo de votação, o Presidente solicitou que os Escrutinadores realizem a apuração dos votos, o que foi feito. Após a apuração, o Secretário redigiu e o Presidente leu o Boletim de Apuração, com 8 (oito) votos a favor da chapa 01, e 01 (um) voto em branco, somando 09 (nove) votos total. Conhecido o resultado, o Presidente proclamou eleita a nova Mesa Diretora. O presidente perguntou aos vereadores se eles queriam fazer uso da palavra na conformidade com o art. 42, do Regimento Interno. E cada um dos nobres Edis teceu seus comentários acerca da eleição, da nova mesa diretora, parabenizando os trabalhos da atual mesa. Como nada mais havia a tratar, o Presidente suspendeu a Reunião pelo prazo de 10 (dez) minutos para que o Secretário pudesse redigir a ata. Após a redação da ata, esta foi lida, aprovada e assinada por todos. Na sequência, solicitou a chamada de encerramento dos senhores Vereadores, o que foi feito pelo secretário, constatada a presença de: Antônio Alves da Silva, Carlos Heleno Reis Faria, Carlos Eduardo de Faria, Cláudio Wagner de Almeida, Luciano Chaves Duarte, Mauro Cândido Duarte, Ronaldo Alves Batista, Silvio Cordeiro Valadares Neto e Umberto Valadares de Lucena. Antes do encerramento, o Presidente convidou a todos para participarem da oração do Pai Nosso, que foi feita por todos. Em seguida, como nada havia na conformidade da ordem dos trabalhos, o Presidente, rogando a benção de Deus, agradeceu a presença de todos e em nome da sociedade encerrou os trabalhos da presente Reunião. Eu, Secretário, lavrei os fatos ocorridos e deliberados na presente Ata.