8ª Reunião Ordinária - 12 de Junho de 2018

12/06/2018 Plenária Veja a ATA Vídeo da Sessão

Ata da 8ª Reunião Ordinária do 2º período Legislativo da Câmara Municipal de Papagaios realizada em 12/06/2018.

A Câmara Municipal por seus representantes legalmente constituídos, conscientes de suas responsabilidades perante Deus e a sociedade, em atendimento a convocação expedida pela Mesa Diretora na conformidade regimental, reuniu-se em seu prédio próprio às 17h00min do décimo segundo dia do mês de junho de dois mil e dezoito e realizou a 8ª Reunião Ordinária do 2º Período Legislativo da 16ª Legislatura da história político-administrativa da Câmara Municipal de Papagaios. O Presidente, Mauro Cândido Duarte, solicitou ao Secretário, Umberto Valadares de Lucena, a proceder à chamada com presença registrada de: Carlos Eduardo de Faria, Carlos Heleno Reis Faria, Cláudio Wagner de Almeida, Mauro Cândido Duarte, Ronaldo Alves Batista, Silvio Cordeiro Valadares Neto e Umberto Valadares de Lucena. Havendo quórum, foram abertos os trabalhos da presente reunião. O Presidente solicitou ao Secretário a leitura da última ata que, após lida, foi aprovada por unanimidade. O Presidente convidou o vereador Carlos Heleno Reis Faria para compor a Mesa no lugar do Vice-Presidente. Em seguida, pediu ao Secretário que lesse o expediente da Casa, a saber: Projeto de Lei nº. 004, de 11 de Maio de 2018, que “Delimita o perímetro urbano da sede do Município de Papagaios do Estado de Minas Gerais e dá outras providências”. Os membros Comissão de Cultura e Turismo deram parecer favorável ao Projeto para que fosse aprovado na conformidade como se encontrava redigido. Colocado em votação, o projeto foi aprovado por unanimidade. Projeto de Lei nº. 005, de 21 de Maio de 2018, que “Altera a Tabela 7 da Lei Municipal nº. 1.569, de 14 de junho de 2017-LDO/2018 e Quadro da Estimativa do Impacto Orçamentário Financeiro da Lei Municipal nº. 1.580, de 04 de dezembro de 2017-LOA/2018”. A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas deu parecer favorável ao Projeto na conformidade em que se encontrava redigido. Colocado em votação, o Projeto foi aprovado por unanimidade.  Na sequência, foi apresentado o Projeto de Lei nº. 006, de 21 de Maio de 2018, que “Autoriza aquisição de terreno e contém outras providências”. A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas deu parecer favorável ao Projeto na conformidade em que se encontrava redigido. O Projeto, ao ser colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Dando continuidade aos trabalhos, o Secretário fez a leitura do Projeto de Lei nº. 007, de 04 de Junho de 2018, que “Altera o artigo 1º da Lei Municipal 1.576 de 10 de Outubro de 2017 que “Autoriza concessão de subvenções sociais, contribuições e auxílios financeiros no exercício de 2017 e dá outras providências”. O Presidente Mauro Cândido considerou o Projeto constitucional, sendo acompanhado pelos vereadores Umberto Lucena e Carlos Heleno. O vereador Cláudio Wagner fez uma observação ao Projeto para que fosse corrigido onde se lia 2017, leia-se 2018. Em sua fala, disse que a APAM é uma Associação de Proteção e Amparo ao Menor que recebe os menores de nossa cidade e que presta a assistência necessária. A Comissão deu parecer favorável ao Projeto. O Presidente Mauro Cândido colocou o Projeto em votação e o mesmo foi aprovado por unanimidade. O vereador Ronaldo Batista, no uso da palavra, solicitou ao Presidente que atualizasse o site dessa Casa, uma vez que se encontrava desatualizado. O vereador Cláudio Wagner aproveitou a oportunidade para cumprimentar o Prefeito Mário e os membros da administração pela reabertura do Curumim Velsa Correia da Silva, no bairro Nossa Sra. Aparecida, onde estão funcionando atividades diversas no âmbito social. O Secretário externou sua satisfação com a união dessa Casa, uma vez que todos têm trabalhado para o bem da cidade, independente de posição política. Ressaltou que têm atuado junto ao Executivo, apoiando e criticando quando necessário. O vereador Carlos Eduardo, na oportunidade, relatou o trabalho extraordinário da Polícia Militar durante o assalto no Credicoop, e disse que ficou impressionado com a bravura e dedicação daqueles homens no nosso município. Pediu que através da Mesa Diretora e demais vereadores da Casa prestassem uma homenagem justa a esses policiais. O Secretário completou a fala do colega Carlos Eduardo afirmando que de fato precisavam agradecer esses homens, e que embora a impressa tenha destacado o trabalho do BOPE, ROTAM e o Esquadrão Antibombas, esqueceram-se de que quando eles chegaram grande parte do problema já estava resolvido, pois o Pelotão de nossa cidade já havia prendido o delinquente e entrado no Credicoop. Falou aos colegas que iria participar da formatura de soldados e que na oportunidade iria falar com o Coronel Marcelo, que é Comandante da região, para conseguir o máximo de soldados possível e aumentar o efetivo de nossa cidade. Encerrou sua fala agradecendo. O Presidente elogiou o belo trabalho feito pelo Prefeito Mário Reis, e a Polícia Militar por estar destacando com seus trabalhos em nossa cidade. Parabenizou-os e disse ser mais do que justa a homenagem. Encerrou sua fala agradecendo a todos pela presença. Foi solicitado ao Secretário que procedesse a chamada de encerramento, o que foi feito. Constatada a ausência justificada de Antônio Alves da Silva. O Presidente tomando a palavra convidou a todos para Oração do Pai Nosso. Em seguida, como nada havia a tratar, rogando a benção de Deus agradeceu a presença de todos e em nome da sociedade encerrou os trabalhos da presente Reunião. Eu, Secretário, lavrei os fatos ocorridos e deliberados na presente Ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim, pelo Presidente e demais Vereadores.